21 março, 2007

Insights na neve

enquanto pedalava no Vondelpark na neve, fiquei observando pessoas indo trabalhar, pais levando crianças, crianças sozinhas indo pra escola. e daí fiquei pensando no jeito dos holandeses e como muito deve ter sido determinado pelo clima.

vi os caras pedalando encapuzados, cachecóis, saindo aquela fumacinha do frio, com os olhos meio cerrados, bochechas muito rosas, mas ainda assim indo em frente sem muita hesitação.

é óbvio que essa cena tem relação com o fato de eles serem pragmáticos e planejadores. aqui todo mundo sabe a previsão do tempo com o adianto, porque se você não souber e sair com a roupa inadequada, vai passar um frio desgraçado! e se você não se programou e não comprou comida, por exemplo, vai ter que sair de noite no maior frio e ninguém gosta de fazer isso.

tava lendo um livro do Matteo que conta a história de Amsterdam, desde sua fundação até hoje. é impressionante! ví lá como os primeiros habitantes viviam num ambiente totalmente inóspito e sem ajuda das autoridades da época. havia enchentes constantes, então a sociedade passou a girar em torno dos diques. eles se organizaram e havia um vamos dizer 'gerente do dique' e diversas funções derivadas, e todos ao redor tinham uma atribuição. a coisa foi assim e em 1500 já sabiam fazer terra de água. imagina o senso de responsabilidade e posse quando um cara praticamente faz o chão onde ele mora!

é interessante ficar pensando nisso. nesse livro também diz que Amsterdam nunca teve uma corte local. E que por isso sempre teve essa independência e autonomia.

um pouco de história, pra balancear com os inúmeros boletins meterológicos...

Neve em março!


Neve em março!
Originally uploaded by pablo_me.

Iuhuuu

Acordei cedo pra trabalhar. Na previsão do computador mostrava neve, mas eu não achei que ia rolar, até porque essa previsão vive furando.

De repente olho pela varanda e os floquinhos já tavam lá fora, caindo devagar! Muito maneiro! :)

fiquei que nem criança. é muito bonito.

Daí decidi sair na rua, antes da hora de ir pro trabalho. Fui pro Vondelpark. E fiz esse vídeo:



meio bobo, talvez... mas foi legal registrar.

ah, fui sem luva, e quando cheguei em casa achei mesmo que meus dedos iam cair de tão duros. eu ainda puxei a manga do casaco de lã de dentro pra cima da mão, mas além de não ter esquentado muito, arrombou o furo que já tinha na manga hahahaha ...

aliás, casaco de lã é um saco! pinica, fura fácil e encolhe quando vai na máquina.

Haring


Haring
Originally uploaded by pablo_me.

Hoje provei uma das comidas típicas daqui! incrivelmente pela primeira vez. achei bom pra caramba!

o contexto foi: marco, chefe do estúdio onde trabalho, voltou de uma viagem de trabalho de 10 dias em NY. Eu ia buscar o almoço e achei que era legal ter algo diferente. O project manager lá sugeriu Haring.

comi com cebola e um outro condimento que esqueci o nome agora.

ah, o peixe é cru. agora, vc nao precisa comer que nem o Picolino do desenho do Pica-Pau... pode ser no prato ou com um pão branco bem fofo que é clássico de acompanhar.

12 março, 2007

Primavera 2

Hoje quando eu tava indo pro trabalho tinha mó galera de óculos-escuros! Uns até de cachecol e óculos... curioso. E na Nieuw Markt -- praça perto do meu trabalho que tem vários cafés -- na hora do almoço, tinha um monte de gente nas mesinhas do lado de fora, só de camiseta. Mó clima maneiro.

Pena que não tava com máquina na hora do almoço pra registrar.

Chegou a quinze graus hoje. Solão. É outra coisa! o ânimo é outro e dá muito mais disposição.

11 março, 2007

Primavera


Vondelpark
Originally uploaded by pablo_me.

Ainda não começou oficialmente, mas os dias já tão mudando. Mais dias de sol. E a noite chega cada vez mais tarde -- como no alto verão a luz acaba só às 10 horas, agora quando o inverno mal está acabando, já faz diferença -- tem escurecido às 6, enquanto há dois meses era 4:30!

03 março, 2007

Mudança


Bakfiets
Originally uploaded by pablo_me.



A transição pra cá foi uma história e tanto!

Aqui tava liberado a partir do dia primeiro de março. Tínhamos que sair do basement no mesmo dia, máximo, porque o Martin falou com a inquilina e ela disse que se ficássemos até o fim-de-semana íamos ter que pagar por cada dia extra! No final percebi que isso foi um mal-entendido, como era de se esperar, mas não quis ligar pra negociar/esclarecer. Já que tinha quinta livre no trabalho, resolvi fazer a mudança naquele dia mesmo. Matteo e Martin trabalhavam de tarde, então eu tinha que resolver quase tudo sozinho.

Tentei chamar uma van que transporta. Mas não tinham mais horários. Então parti pra solução típica dutch: bike!!! Aluguei uma bakfiets igual a essa: caçamba de 1,90 x 1 m! 25 euros por 1 dia.

É uma bike muito doida, porque o manuseio é bem diferente de uma comum. Claro, é enorme, mas além disso, tem duas rodas na frente, então nas curvas não há balanço com corpo. É pesada, e embora Amsterdam não tenha ladeiras, na hora de atravessar os canais, só aquelas subidas já eram mó esforço. A proporção das catracas é tipo da marcha mais leve de bikes comuns, então você pedala várias vezes pra locomover pouco e não consegue ir rápido com ela (a não ser nas descidas, já que ela é pesada e pega velocidade fácil).

E o mais estranho de tudo: não existe contra-pedal. Quando ela anda pra frente, sempre os pedais rodam pra frente -- logo, se você roda ele pra trás, ela dá ré! O freio é uma alavanca no meio do quadro. Demorei para me adaptar a isso!

Por causa disso tudo, quase bati no início -- fui falar no celular enquanto pedalava, e isso não dá mesmo! Quando descia as ladeiras, o pedal vai rodando mais e mais rápido e dá um certo desespero -- depois peguei a manha de tirar os pés mesmo e deixar eles rodarem o mais rápido que for, para pegar velocidade... só recolocava quando já tinha diminuido de novo.

[Outra mãnha que peguei durante o uso foi de em vez de ficar me matando pra subir a ladeira em cima da bike, pular dela e empurrar até o cume, e depois de atingi-lo, pular rapidamente pra cima de novo pra aproveitar a descida]

OK, já falei tanto de aspectos específicos da bike que agora só o João Guilherme e minha mãe devem ainda estar lendo isso!

Pois bem, com a bike fiz 3 viagens de ida de volta na quinta. A distância entre casa velha e nova é de aproximadamente 4km, então pedalei 25 km em uma dia! Devo ter carregado uns 400 quilos no total. No fim do dia tava exausto!

E para ficar mais emocionante, chovia na segunda viagem! Eu, com casaco, capuz e cachecol, suando pacas --- porque eu não podia me descobrir e ao mesmo tempo tava fazendo mó esforço --- com cadeiras, peças compridas de madeira de uma cama, mais um monte de caixas e mochilas cheias, cortando o vento e tomando água na cara!

Muito guerreiro! Me senti um herói, ainda mais porque meus companheiros de casa não carregaram quase nada. Foi tudo em uma dia, só com bike (com exceção de um colchão de casal enorme, que só foi no carro de uma amiga, 1 dia depois).

Foi divertido! Curti -- embora em termos práticos nem valha a pena... se tivéssemos conseguido alugar a van, seria 5 euros a mais, e tudo seria transportado em 1 hora.

Nieuw Huis

Sim, é verdade! Não mais no epicentro da Sodoma e Gomorra! Chega de banho corcunda, partilhar quarto, dormir com temperatura igual à de fora, acordar sem luz natural!!!

Iupi! Casa nova!

Fica no oeste da cidade. É uma área residencial, bem agradável. O Vondelpark fica perto, o que é otimo. O centrão mesmo, que é onde eu trabalho, fica a 20min, e isso é bem diferente de estar ao lado, tipo 3 min, como era o caso da casa antiga (na verdade estar perto de tudo era a única coisa boa no basement onde eu estava). Mas o outro centro, Leidseplein (que é a parte mais cultural da cidade, com vários clubs e bares) fica a 10min, então tá ótimo!

[Esses tempos são no caso de ir de bike.]

Tem 3 quartos mais uma puta sala, cozinha separada e varandinha, distribuidos em 2 andares. Divido com Matteo e Martin.

Deve rolar um house-warm no fim-de-semana que vem, um esquenta tamborins hahaha. Chamar os amigos e conhecidos, colegas de trabalho etc, e fazer uso do potencial social que o espaço permite -- sala grande, cadeiras, sofás, cozinha com copa...

Estou muito feliz! Até então, nesses quatro meses, a sensação era que as coisas não tavam firmes, que meu estado era temporário. Eu tinha vontade de trabalhar no escritório todos os dias da semana (em vez de 3x como tou fazendo) porque enchia o saco da casa. Agora não, agora dá pra relaxar em casa.

E legal que veio mobiliado, então ontem fiquei assistindo tv para caramba! (não fiz isso nenhuma vez desde que cheguei aqui). --- alias, boa tecnica pra aprender holandes, porque tudo que é em inglês eles legendam na língua daqui.