02 janeiro, 2009

brasil: de novo

dia 29 de janeiro chego no Rio de férias. não vejo a hora!!

01 janeiro, 2009

gellukig nieuw jaar!

feliz ano-novo!

minha passagem foi ótima! diferente também.

em primeiro lugar, a virada foi sem álcool! e o melhor: eu quase não percebi. era na casa de uma amiga, cuja família é mistura de paquistaneses e holandeses. essa amiga é a única que não é muçulmana. mas o resto todo é, e portanto, nunca bebem álcool.

mas como eu disse, todos aproveitamos muito. inclusive quando pedálavamos pra minha casa, pra continuar com outra festa que acontecia aqui, vínhamos gritando pela rua pras pessoas, rindo etc -- aquelas coisas típicas de bebedeira. muito bom perceber isso, e saber que só depende de você pra curtir as situações de outras formas.

vimos os fogos nas ruas de amsterdam um pouco -- aliás fiquei viajando na coisas dos fogos de artíficio, como é uma coisa primitiva do homem lidar com o perigo, de domar a chama, e de ser também um rito de passagem, em que os mais novos vão se aventurando mais e mais e conforme crescem podem brincar com os fogos mais potentes e perigosos.

eu curto os fogos. quando eu era criança eu tinha medo do barulho e não gostava de ano-novo -- acho que eu não gostava também por causa da euforia doida e as pessoas alcoolizadas. agora os fogos são esse perigo que é domado, que pode ser encarado, embora ele ainda esteja lá --- volta meia espirra uma fagulha pra você, ambulâncias passam de 10 em 10 minutos porque alguém por perto se feriu sério e você sabe que a qualquer momento pode dar m#%rda pra você!!

eu curto os fogos também porque simbolizam esse momento, da passagem do ano velho pro novo. eu achava por um tempo uma bobagem essa euforia toda pelo ano novo. pô, você pode fazer as resoluções e mudar a qualquer momento do ano. mas agora acho bonito que tem um ritual pra nos lembrar disso, e é legal que as pessoas estão todas envolvidas com esse pensamento. atualmente, fico bem emocionado, na verdade.

depois dos fogos, saímos da festa alto-astral divertida e não-alcóolica e fomos pra minha casa, porque minha companheira de casa dava uma festa. aí foi o segundo momento, de dança, álcool -- embora eu estivesse bem daquela forma, e preferí nem beber muito.

daí terminamos tipo 7, quando os que moram longe já podiam pegar tram e trem de novo --- de noite tram não passam... só de bike mesmo. e os de casa foram ficando. fizemos um mutirão pra juntar colchões e lençóis pra todos, mas foi legal que deu todo mundo. super-casa!

hoje, primeiro dia de 2009 começa com limpeza geral da casa, que é bom pra começar o ano tirando a craca e as coisas encruadas!