19 outubro, 2008

bananas e aquecimento

decidi que não compro mais bananas aqui.

ou seja, só vou comer bananas quando for ao brasil. --- ok, não precisa ser preto ou branco, oito ou oitenta. provavelmente vou comprar uma vez ou outra. mas para me fazer entender, coloco essa frase chocante assim logo no início.

eu gosto muito de bananas, esse não é o problema.

a questão é até onde se vai na europa para satisfazer o desejo das pessoas. holanda é um país frio, bastante inóspito para um ser humano morar. no entanto, a civilização por aqui se assentou, e se desenvolveu. progresso econômico e tudo mais. agora a europa tem euros e pode usa-los à vontade para promover bem-estar pra sua população.

daí se desenvolvem maneiras de ter produtos naturais que NUNCA iriam crescer naturalmente aqui. porque são gostosos. porque fazem bem à saúde.

países produtores de banana, tipo Costa Rica, têm sua economia dominada por mega-corporações tipo Chiquitita, com mega plantações, mega esquemas de transporte, mega faturamento. (daí vem técnicas bizarras de maximização de lucro, erosão do solo, pesticidas, trabalhadores explorados, fim da produção local...)

TODOS os albert heijns (super mercado mais comum) daqui tem bananas providas por essa empresa Chiquitita. quantas milhões de bananas são transportadas todos os dias pra europa? o gasto de combustível disso?

e ouvi dizer --- ainda estou buscando referências mais precisas sobre isso --- que as bananas são colhidas verdes, pequenas, nem um pouco prontas pra consumo. daí são trazidas de navio -- numa viagem que dura semanas --, e aqui passam por um processo com um gás tal que as infla e deixa amarelas, como se tivessem crescido naturalmente. será que bananas são saudáveis mesmo???

acho que algumas coisas temos que aceitar como sendo intrínsecas daqui. o homem ainda é um ser natural de certa maneira --- assim como o mundo. não existe aqui e pronto!

a mesma coisa com o aquecimento nas casas. é necessária uma quantidade de energia absurda para aquecer todas as residências da holanda no inverno. quando penso nisso, não consigo achar normal colocar a casa em 25 graus a noite, artificialmente. eu não quero ter a sensação de estar morando no quarto em que eu morava no humaitá, rio de janeiro! --- quero dizer, seria ótimo, mas simplesmente não dá!

solução: comprei um cobertor de pena de pato na ikea recentemente e agora durmo quentinho! :)

10 outubro, 2008

morte

ando pensando/sentindo muito ultimamente acerca da morte.

esse tema é há algum tempo recorrente pra mim.

porém recentemente voltou a mim mais forte. pela notícia de um tio meu que faleceu. pela música do flaming lips. por uma vizinha cuja filhinha morreu.

penso que a morte é algo inevitável. e que por ser a última coisa que pode acontecer, é exatamente o que nos diz que estamos vivos. me lembra de que não sou imortal e que o tempo tá contando! (ou seja, VIVA).

04 outubro, 2008

italia! 2 - língua

fato a se notar: não utilizei inglês nenhuma vez por lá -- só com alguns amigos italianos com quem já tenho uma relação em inglês. mas no mais, meu portunhóliano funcionava que era uma beleza! eles entendiam 90% das vezes -- enquanto eu entendia 50% das repostas... muito inteligentes esses italianos -- e péssimos em inglês!

italia!

alora aspetta...

recém-retornado da itália. 1 semana de férias com mãe.

alugar um carro e dirigir pelas estradas de qualquer país do mundo já é ótimo. fazer isso na toscana, aí é incrível! paisagens lindíssimas, campos, morros, ovelhas... e as cidades históricas, pelas quais passávamos e por vezes parávamos. aquelas coisas que você já viu em filmes ou livros, mas que ao vivo é ainda impressionante. e a comida, que sendo um sanduíche de uma lanchonete tosca na beira da estrada ou numa trattoria, é no mínimo muuuito gostosa! e os gelatti -- sorvetes... meu deus!

mas fora tudo isso, o mais importante é ter tido um 'quality time' com mamma! e uma viagem de carro assim é perfeita pra ir fundo na nossa relação, colocar a conversa em dia, ser sentimental, curtir, relaxar juntos. foi ótimo!