19 outubro, 2008

bananas e aquecimento

decidi que não compro mais bananas aqui.

ou seja, só vou comer bananas quando for ao brasil. --- ok, não precisa ser preto ou branco, oito ou oitenta. provavelmente vou comprar uma vez ou outra. mas para me fazer entender, coloco essa frase chocante assim logo no início.

eu gosto muito de bananas, esse não é o problema.

a questão é até onde se vai na europa para satisfazer o desejo das pessoas. holanda é um país frio, bastante inóspito para um ser humano morar. no entanto, a civilização por aqui se assentou, e se desenvolveu. progresso econômico e tudo mais. agora a europa tem euros e pode usa-los à vontade para promover bem-estar pra sua população.

daí se desenvolvem maneiras de ter produtos naturais que NUNCA iriam crescer naturalmente aqui. porque são gostosos. porque fazem bem à saúde.

países produtores de banana, tipo Costa Rica, têm sua economia dominada por mega-corporações tipo Chiquitita, com mega plantações, mega esquemas de transporte, mega faturamento. (daí vem técnicas bizarras de maximização de lucro, erosão do solo, pesticidas, trabalhadores explorados, fim da produção local...)

TODOS os albert heijns (super mercado mais comum) daqui tem bananas providas por essa empresa Chiquitita. quantas milhões de bananas são transportadas todos os dias pra europa? o gasto de combustível disso?

e ouvi dizer --- ainda estou buscando referências mais precisas sobre isso --- que as bananas são colhidas verdes, pequenas, nem um pouco prontas pra consumo. daí são trazidas de navio -- numa viagem que dura semanas --, e aqui passam por um processo com um gás tal que as infla e deixa amarelas, como se tivessem crescido naturalmente. será que bananas são saudáveis mesmo???

acho que algumas coisas temos que aceitar como sendo intrínsecas daqui. o homem ainda é um ser natural de certa maneira --- assim como o mundo. não existe aqui e pronto!

a mesma coisa com o aquecimento nas casas. é necessária uma quantidade de energia absurda para aquecer todas as residências da holanda no inverno. quando penso nisso, não consigo achar normal colocar a casa em 25 graus a noite, artificialmente. eu não quero ter a sensação de estar morando no quarto em que eu morava no humaitá, rio de janeiro! --- quero dizer, seria ótimo, mas simplesmente não dá!

solução: comprei um cobertor de pena de pato na ikea recentemente e agora durmo quentinho! :)

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

mto bom. mas aí não tem banana "bio"? hehe.

nós não temos aquecimento... vou te dizer que daria tudo por isso no inverno! nem precisa ser 25 gráus, mas uns 18 já era suficiente... o cobertor de pena de ganso é que salva mesmo!

bjs, jo.

ainda vou te responder seu email, promisse.

8:14 AM  
Blogger Unknown said...

Fala monstro.

Normalmente o tal gás também é usado no processo de amadurecimento de frutas aqui. É o Etileno (http://pt.wikipedia.org/wiki/Etileno). As ameixas por exemplo, chegam maduras por fora e muito verdes e azedas próximo à semente por conta dele.

E de vez em quando rola um papo de que um galpão de frutos explodiu, porque este gás é altamente inflamável. Mas o processo não é nocivo à nossa saúde.

Abs!

6:00 AM  
Blogger Carol said...

Oi, Pablo! Estava muito tempo sem passar por aqui e acabei lendo vários dos seus últimos posts! Ah, bananas são uma delícia mesmo e as daqui são especialmente gostosas. As daí não tem gosto, são um tanto quanto esquisitas. Depois de você me contar essa estória toda, tudo se encaixou, rs. Quanto ao aquecimento das casas, também acho surreal, mas não conseguiria viver sem aquecimento no inverno... questão de sobrevivência mesmo!
Saudades de você, moço! Beijos!

4:21 AM  
Blogger alice said...

Atualiza, meu!!! Chega de banana!!!

9:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é! Boicoto as Chiquitas desde o dia que li um email que tinha informações semelhantes às que você postou, mas que dava destaque ao envenenamento dos trabalhadores. Quando como bananas são Fair Trade (que pelo menos são um pouco mais responsáveis) ou orgânicas... mas o sabor, como vc bem descreveu, não é o mesmo... procuro aceitar que troquei um país tropical por esse aqui... comer maçãs, cerejas e peras não é tão ruim assim...

8:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

8:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

4:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

8:53 PM  

Postar um comentário

<< Home