13 setembro, 2007

europa como um gráfico

eita, que título mais estranho... enfim, um insight que tive hoje:

o eixo vertical que tá no mapa da Europa ocidental é um uma referência perfeita para definir várias características culturais das nações.

me explico:

levando em conta o jeitão das pessoas, partindo desde o mediterrâneo até a escandinâvia, certas características vão se acentuando ou diminuindo a medida que você sobe na latidude.

o quão as pessoas mudam entre estado sóbrio e alcoolizado. (espanha e itália, nem tanto; holanda, um bocado; alemanha, muito; islândia, 'dr jekyll & mr hyde')

quão abertas a estranhos elas são (sul, muito relaxado; islândia, absolutamente desconfiados)

em oposição, quão relaxada elas são em situações íntimas (fico impressinado com holandeses quando dormem na casa de alguém que eles conhecem mas nunca estiveram antes. eles acordam de cueca e saem andando pelo ambiente, e vão na geladeira e fazem seu café e dizem olá pra alguém que chega e não tão nem aí. zero pudor! já no sul, assim como no brasil, acho que as pessoas são mais tímidas nessas situações)

ok, isso tudo não é nenhum epifania nem a oitava maravilha, mas achei maneira a idéia da Europa como um gráfico. (talvez eu ainda faça nos próximos dias uma imagem mesmo seguindo esse conceito).

Semana

Porreta!!

diversificada e isso faz normalmente ser irada

também intensa. trampo na maior produtividade. um pouco de estresse, mas estresse do bem, que pra mim faz até bem. não aquele tédio, mas sensação de eficiência, proatividade mental.

(é engraçado que essas boas semanas em geral são as mais cansativas, em que durmo menos. mas ainda assim me sinto bem melhor do que em muitas outras em que tudo está ok mas no fundo é um tédio e marasmo só!)

digital dubs
, do rio de janeiro, no bitterzoet! divertido. dançando reggae. em geral não curto, mas ali pilhei! muitas meninas gatas, e o público dutch dançando! --- isso foi ótimo de ver... não é sempre (digo, não é sempre galera dançando... mulheres gatas, sim, isso é bem comum ;).

encontrando certos amigos que motivam. existem essas pessoas. e isso é muito maneiro. me empolgam! estou me referindo a trabalho num primeiro plano, mas também num nível pessoal. pessoas instigadas, com energia, atentas a tudo, engraçadas. passar um tempo com elas me faz chegar em casa e arrumar tudo e traçar planos e começar a produzir. muito importante...

nessa semana foi esse amigo que mora em Rotterdam e que vem volta e meia. designer. fomos a um jantar, com outros que eu não conhecia, importantes na área artística/criatividade. contatos valiosos. e diversão. e motivação! ducaracolis.

e sentimento de realização. feliz com minha vida. satisfeito com trabalho. relacionamento(s) andando, de certo modo. e é isso. :)

(ainda assim, cabeça a mil sobre futuro... não estou seguro do que quero... talvez mestrado. mas preciso saber o quê. enfim, ainda muito assunto pra outros posts...)

blogueando

hey hey hey... de volta!

sem internet em casa por um tempo.

o lance é que a gente aqui nunca pagou por internet desde que mudamos. sempre houve 2 redes wireless que nos salvaram. sempre.

daí há 1 semana sumiram! pensamos que os caras podiam ter saído de férias e desligado geral. ou simplesmente acharam que a farra tinha que acabar.

já estávamos até, ora veja só!, pagar por um bendito provedor. mas ês que hoje ao chegar em casa tenho a boa surpresa da internet de volta.

e tenho algumas coisas pra contar, então veio a calhar --- ok, eu poderia escrever do trabalho, mas na maior parte do tempo estou pensando em outras coisas.

jeeeeee!