13 setembro, 2007

europa como um gráfico

eita, que título mais estranho... enfim, um insight que tive hoje:

o eixo vertical que tá no mapa da Europa ocidental é um uma referência perfeita para definir várias características culturais das nações.

me explico:

levando em conta o jeitão das pessoas, partindo desde o mediterrâneo até a escandinâvia, certas características vão se acentuando ou diminuindo a medida que você sobe na latidude.

o quão as pessoas mudam entre estado sóbrio e alcoolizado. (espanha e itália, nem tanto; holanda, um bocado; alemanha, muito; islândia, 'dr jekyll & mr hyde')

quão abertas a estranhos elas são (sul, muito relaxado; islândia, absolutamente desconfiados)

em oposição, quão relaxada elas são em situações íntimas (fico impressinado com holandeses quando dormem na casa de alguém que eles conhecem mas nunca estiveram antes. eles acordam de cueca e saem andando pelo ambiente, e vão na geladeira e fazem seu café e dizem olá pra alguém que chega e não tão nem aí. zero pudor! já no sul, assim como no brasil, acho que as pessoas são mais tímidas nessas situações)

ok, isso tudo não é nenhum epifania nem a oitava maravilha, mas achei maneira a idéia da Europa como um gráfico. (talvez eu ainda faça nos próximos dias uma imagem mesmo seguindo esse conceito).

1 Comments:

Blogger Carol said...

faz sentido ;)

beijo!

7:38 PM  

Postar um comentário

<< Home