12 novembro, 2006

Moradia

Conseguir casa em Amsterdam é uma das coisas mais difícieis.

Rolam os squats, que são prédios invadidos depois de ficarem mais de um ano fechados. Dessa forma a lei tenta proteger as pessoas da especulação imobiliária.

Conheci um há 2 dias. Fui em uma festa lá. Esse chama OT301 e na verdade já passou de squat a um tipo de condomínio alternativo, porque os caras tão há 7 anos lá e agora acabaram de comprar o prédio. O espaço desse OT301 é muito interessante... era a academia de cinema, então ficaram alguns projetores e equipamentos de cinema guardados, que agora são usados pela galera para criar e exibir filmes. Tem alguns corredores todos grafitados, salões enormes (onde rolavam música e shows nesse dia). Isso tudo no primeiro andar. Nos outros dois alguns moram, e durante a semana tem comida vegetariana barata, e outras atividades. [Não estava com câmera então no pictures...]

Fico me perguntando sobre a segurança num lugar desses se você quer morar... me parece que rola um entra e sái grande.

A galera tem um estilo específico... muitos dreads, piercings, cachorros, malabares etc.

Daí o mercado inventou os anti-squats, que são invasões controladas pelos donos dos prédios. Eles ocupam as propriedade que possuem com pessoas para evitar perde-las para os reais squatters! Indo lá você está colaborando com a especulação, mas fuck!, todo mundo quer um lugar para ficar e se rola uma dessa é uma boa. O problema é que o cara pode te expulsar a qualquer momento -- se bem que em alguns têm contratos com alguns direitos para o ocupante.

O mercado de moradia é controlado 75% pelo estado. Nos apês do estado o preço é razoável mas você tem que ficar na fila por 9 anos para conseguir um aluguel desses!!!

O que acontece é que um cara da República Tcheca, por ex., consegue um desses, subloca por 1500 euros (contra 300 que ele tá pagando pro estado) e vive que nem um rei pelo resto da vida em Praga!

Outros recurso que existe é fazer contato com uma espécie de máfia, que consegue furar a fila por aproximadamente 5000 euros. Daí você paga os honorários dele uma vez e em 6 meses tem um apê pro resto da vida por 300.