30 outubro, 2006

Impressoes sobre o Brasil

A maioria das pessoas que encontro tem alguma ideia do que é o Brasil. Muitos já foram! -- nego viaja muito aqui.

Teve um dia que ouvi uma engraçada. Tava no club lá, daí conheci uma galera, e um dos caras num certo momento perguntou: 'é verdade que no Brasil todas as mulheres têm mó bundão??'. eu: 'não todas, mas a maioria!'. ele: 'vou para lá agora!'

Tem um amigo holandês do Matteo que teve no BR e é um cara muito observador e inteligente. Foi muito bom conversar com ele, porque aprendi muito do meu próprio país. O olhar de alguém de fora, de outra cultura, é muito maneiro.

Ele falou coisas como a vergonha das pessoas em falar inglês com ele mesmo quando sabiam, com medo de parecerem bobos, assim como o fato de, na noite, a maioria dos homens não dançarem, só as mulheres -- novamente, para não pagarem mico. É uma cultura muito baseada nas aparências. Só pude concordar com ele.

A conclusão que tenho, e que as observações dele confirmam, é que somos um país imaturo, tipo um adolescente. E os EUA também são, ele disse, só que são uma criança mimada, que tem muito poder de uma vez só.

29 outubro, 2006

1 semana

Tem uma semana e 2 dias que cheguei. Impressionante, porque parece 1 mês. Tô com celular há uns 4 dias, bike há 5, mas já rolou tanta coisa, que parece que tô instalado há tempos.

Essa sensação me faz às vezes ficar impaciente com o fato de não ter conseguido algumas coisas ainda. Mas, pô!, na verdade tá tudo andando até muito rápido!!

Frio -- its's coming

A previsão diz que na sexta-feira a minima é 1 grau!

Todos os holandeses que encontro dizem que a cidade é muito legal e tudo, que a única coisa chata é o clima. Se eles, que moram aqui a vida toda, acham isso, então deve ser ruim mesmo. Mas faz parte... já tava ligado nisso.

27 outubro, 2006

Mudança de casa

na proxima quarta mudo para o meu quarto, que vai ser o definitivo por enquanto. até agora tava hospedado de favor com Matteo, no Red Light District, mas o lugar não tem um quarto separado. é como um grande estudio, entao não funciona 2 ali.

conheci o novo apê ontem. é de um inglês amigo de Matteo, Matthew. é um quarto minusculo, mas o apartamento todo é bem legal. um pouco mais afastado da confusão e do centrão, mas é uma área boa, e de bike chega-se rapidinho a qualquer lugar.

Cabelo

Preciso cortar o cabelo!

Capoeira

Ontem treinei capoeira com mestre Grilo, aqui em Amsterdam. Foi muito bom, tava precisando suar, cantar, brincar. E ainda é bom para ir aprendendo um pouco de holandês, porque a aula é na língua local.

Heroína

Há uns dois dias vi pela primeira vez o problema da heroína ao vivo. Aqui rola muito. E eu tô hospedado no Red Light District, que é o centro das drogas, prostituição, mas ao mesmo tempo, é uma parte lotada de turistas. Portanto, não é perigoso nem é totalmente submundo. Pois bem, mas é aqui que rolam os traficantes. Nesse dia vi quando chegou a droga, e os junkies se juntaram em volta de um cara, e eles gritavam, e se agarravam, uns 5 juntos. Era uma algazarra que quase não se vê aqui.

Daí comecei a entender quem são os junkies. Os caras têm uma cara meio ferrada. Os locais tratam eles como se fossem cachorros. Vivem num mundo à parte. Recebem ajuda do governo. Ficam pedindo dinheiro na rua, ou falam sozinhos. É bem triste.

E ontem vi mais do submundo. Porque os bares aqui so têm licença para ficarem abertos até no maximo 3 da manhã -- depois disso, só se fica em 'clubs', boates. Daí eu tava voltando um pouco depois dessa hora, e só que o que se vê pela 'minha' vizinhança são traficantes (imigrantes, em geral negros...) e turistas hardcore, daqueles com cara meio de bronco, escolhendo nas vitrines as putas.

26 outubro, 2006

Farmácias

Tô há 3 dias procurando uma farmácia (apotheek) por aqui. Passei por uma há um tempo e agora não consigo mais achar. Claro que também não tô o tempo todo na função... acabo passando por outra coisa que preciso no caminho e mudo o rumo.

Perguntei pro Matteo e ele explicou que aqui têm pouquíssimas mesmo. Que o governo estimula as pessoas a não tomarem remedios e nem se automedicarem.

É tipo, tome ecstasy mas não tome antibióticos. hahahah

Daqui a pouco vão ter imigrantes no Red Light District falando baixinho 'hey man, antibiotics, antibiotics..?'

25 outubro, 2006

Chegada

Meus primeiros dias em A'dam têm sido muito sensacionais... até melhores do que esperava, já sendo bem otimista.

Matteo tá sendo mais do que anfitrião. O cara tá agindo como meu melhor amigo, tentando me deixar equipado com tudo que preciso. Ele ja mudou cinquenta mil vezes de cidade e sabe exatamente o que é isso. Me ajudou em tanta coisa. Não tenho nem como agradecer a ele, mas dei uma goiabada do Brasil para ver se consigo! (comprei um queijo daqui e comemos... ficou muito bom!... os queijos daqui são super!)

Bike, dicas para o celular, apê, contatos profissionais, regularização da situação aqui, papos irados sobre o Brasil -- aprendi muito sobre meu país conversando com umas pessoas muito inteligentes e observadoras daqui, que tem um olhar de estrangeiro inusitado porém coerente -- tudo devido a Matteo e seus amigos igualmente generosos e gente fina!

Tenho dado sorte também, conhecendo outras pessoas legais, amigos deles ou não. Conheci gente da minha área meio que por acaso.

Sobre trampo, comecei a procurar os contatos que fiz por email ha algum tempo. Ainda to sem celular, o que dificulta um pouco (toda hora pego a bike e vou ate uma praca que tem orelhao... ja nao tem quase pela rua mais... um saco... todos usam celular).

bom, e Amsterdam é Amsterdam, e nesse ponto é meu mérito mesmo ter escolhido essa cidade para vir. Não tinha como dar errado. É tudo muito maneiro, agradável, gostoso, diferente.

it's getting better and better.

Frio - correcao

Opa, o dashboard tava configurado errado! Na verdade tá 10 graus nesse momento... faz sentido.

Frio

Ta chegando... cada semana, ou até a cada dia, fica mais frio! Segundo o dashboard do meu computador, nesse momento tá 4 graus celsius!! Não acredito... não parece tão pouco assim. Bom, se estiver fazendo isso mesmo, então estou bem, porque no inverno pesado chega a -5, o que é só 9 graus para o que tá agora. Não vou morrer de frio...

Eu disse semana passada que tava agradável até o friozinho. Agora não... agora já ultrapassou o limite do simplesmente agradável. Tá um pouco incomodo já. Mas com a rotina de bike, rapidinho esquenta. É uma boa combinação, pedalar e frio.

Teclar aqui na praça sentado ao ar livre, meio dia, tá me deixando com os dedos meio duros.

Comprei um casaco ontem. Foi o dia certo! Até entao tava só usando uma jaqueta de nylon fina que tava segurando bem. Taria muito f#$%do se ainda tivesse so com ela.

Posto de gasolina

Não vi nenhum até agora em Amsterdam! Irado...

+ + +

É uma cidade que convive bem com as diferenças. É mundialmente famosa pelas drogas, mas eu ja fui numas lojas de produtos organicos maneiras. No ultimo fim-de-semana teve o Amsterdam Dance Event, ou seja, varias festas de musica eletronica pela cidade. Ao mesmo tempo, aqui fica uma das tres melhores salas de musica classica do mundo (quando eu tiver recebendo salario aqui, visito). E a cidade tem tipo 800 mill pessoas.

22 outubro, 2006

Amsterdam

Em contato com gente maravilhosa! Tenho muita sorte de estar encontrando pessoas legais. Matteo é um fantastico anfitrião. Está fazendo tudo para me sentir bem. Estou muito grato a ele e contente.

E Matteo tem amigos super! To conhecendo muita gente simpatica, querendo trocar ideia, disposta a me dar boas vindas. E sendo do Brasil, muitos ficam mais ainda interessados. Muitos que estao aqui ja tiveram no Brasil. Maneiro.

Da galera do Matteo, tem um figura que trabalha na loja da Orange (celulares) e se dispos a roubar um telefone para mim de lá!! fucking crazy people hahahah

+ + +

Muita gente de fora. Não é a toa que so se fala ingles mesmo. O grupo de amigos do Matteo que conheci tem 2 italianos, 3 dutchs e 1 ingles. Ou seja, ingles todo o tempo entre eles. É engraçado isso. Os holandeses nao falam sua propria lingua nem com os amigos mais proximos, muitas vezes.

19 outubro, 2006

arte - mais


arte - mais
Originally uploaded by pablo_me.

arte - ultima


arte - ultima
Originally uploaded by pablo_me.

Frieze


Frieze
Originally uploaded by pablo_me.

16 outubro, 2006

Tosqueira

ao contrario do senso comum, Holanda tem coisas bem bizarramente projetadas:
http://www.cyberfish.nl/index2.html

Sambista-budista

London. estado de espirito atual: sambista-budista (termo cunhado por Gabriel Bogossian num email seu inspirado). ou seja, conduzir o barco devagar na neblina, aproveitar as possibilidades do presente... saindo com os amigos, olhando a vida das pessoas aqui, indo muito tranquilamente nos lugares -- sem o afan de turista, ate porque ja tive aqui e ja conheco a maior parte e nao faco taaaaaanta questao de ver tudo de novo. pensando como sera minha vida nova, sentindo o friozinho q ta chegando e que ta ate gostoso (ate agora hehehe), trampando no computa novo -- terminei o roll novo hoje (roll: video que reune os projetos de motion design). amanha ja quero chegar nos escritorios daqui para ver o que acontece.

13 outubro, 2006

NY: casa do JP: banheiro


no banheiro do JP in NY
Originally uploaded by pablo_me.

London

Cheguei hoje. Casa do Gio e Rob (e Gianna e Lara), old friends. Friozinho gostoso, ate com algum sol (por volta de 15 graus C).

Ainda nao encontrei onde usar o laptop porque aqui nao tem conexao wi-fi. Portanto, atividades interneticas tem que ser no computador da casa.