10 janeiro, 2007

Folga

Uuuuuuuufa

Depois de semanas mega-busy, finalmente terminei tudo!

Trabalhei direto nos ultimos dias, so parando mesmo no dia 24 e 25 e 31 e 1. Muito punk! Muitas noite mal-dormidas.

O principal motivo foi o vídeo institucional para o Tommy Hilfiger que fizemos no Artmiks. Meu primeiro grande projeto lá, e de certo modo, um dos principais motivos por que entrei lá agora -- eles acharam uma oportunidade para experimentarmos eu atuando num projeto de vídeo.

Foi um vídeo que eles apresentam balanço de 2006 e planos para 2007, bem rápido, em vídeo. Foi um projeto muito rico em termos conceituais e artísticos -- Marco, diretor do Artmiks é super bom e ótimo de trabalhar, porque é muito relaxado.

Porém foi um pesadelo na produção. Nós concebemos o visual e o funcionamento do vídeo, e diretamente eu executei os videografismos/animações. Mas a edição do conteúdo foi feita por outro estúdio, mais tecnicamente expert nisso. Ou seja, eu fiz as transições dos capítulos, a abertura e o menu do DVD, e esse estúdio ficou com juntar todo o material q tinha que entrar e combinar com música, e ritmo e tal.

Pois bem, mas os caras não são espcialistas nada em edição. Utilizaram um software que por princípio é ruim pra edição (After Effects, em vez de Final Cut ou Premiere) daí pra trocar uma foto de lugar demorava horas!!

Além disso, o cliente é mega complicado, não tinha o coonteúdo bem definido, e pedia modificações a toda a hora até o último momento.

Portanto o meu trabalho aumentou muito em relação ao que inicialmente estava previsto. E não acabava nunca em função de todos os problemas e mudanças.

Foi estranho, porque achei que esse tipo de coisa não rolava tanto aqui (horas e horas além no escritório, clientes imbecis e que não têm consciência do processo, e que se impõe erroneamente, exigindo mudanças que não são legítimas). Bom, não rola com tanta frequência, mas rola.

A galera do Artmiks tava com medo de deixar o Tommy insatisfeito e acabar levando cano, então tratou de ficar pianinho. Lamentável.

Porém ainda sim, trabalhando num mega projeto desse, dá pra observar bem como os designers normalmente procedem aqui. De fato não é igual ao Brasil. É uma relação sem dúvida mais madura. Às vezes, durante negociações com o cliente, me surpreendia, 1 com o nível das justificativas do Marco para suas decisões e como isso é colocado claramente no projeto. E 2, como o cliente entende os seus pontos!!

Além do projeto Tommy, o que quase me enlouqueceu foi o refazimento de alguns pontos de outros projeto que fiz há um mês atrás como freelance.

São vídeos para uma empresa de marketing que um amigo meu cineasta daqui trabalha. Essa empresa trabalha com grandes empresas, fazendo aquelas apresentações conceituais de mercado, público, e tal. Tradicionalmente esses mood-boards como são chamados são feitos impressos ou em apresentações de powerpoints, em geral deveras feios!

O meu amigo estudou cinema e trabalha lá exatamente fazendo vídeos e apresetações mais bem acabadas, coerentes, bem projetadas. Só que ele não dá conta de todo o trabalho, então fui lá para ajuda-lo e criar alguns desses vídeos

No caso, foi para uma empresa de café. Então são cinco vídeos que mostram por meio de palavras e imagens (e ritmo e música) quais as diferentes ondas/nichos/tendências do mercado que eles podemo explorar.

Fizemos isso há um mês. Mas na primeira semana de janeiro ele me avisou que haveria mudanças. Isso no auge do vídeo do Tommy!

Mas encarei. Fiquei muito cansado mas acabou dando certo. Os dois!!

Uhu!

Sexta-feira já tô programando uma naite daquelas para compensar! Vamos para o Club 11, Matteo, Martin e mais quem quiser chegar. Sem hora para acabar! :)