21 março, 2007

Insights na neve

enquanto pedalava no Vondelpark na neve, fiquei observando pessoas indo trabalhar, pais levando crianças, crianças sozinhas indo pra escola. e daí fiquei pensando no jeito dos holandeses e como muito deve ter sido determinado pelo clima.

vi os caras pedalando encapuzados, cachecóis, saindo aquela fumacinha do frio, com os olhos meio cerrados, bochechas muito rosas, mas ainda assim indo em frente sem muita hesitação.

é óbvio que essa cena tem relação com o fato de eles serem pragmáticos e planejadores. aqui todo mundo sabe a previsão do tempo com o adianto, porque se você não souber e sair com a roupa inadequada, vai passar um frio desgraçado! e se você não se programou e não comprou comida, por exemplo, vai ter que sair de noite no maior frio e ninguém gosta de fazer isso.

tava lendo um livro do Matteo que conta a história de Amsterdam, desde sua fundação até hoje. é impressionante! ví lá como os primeiros habitantes viviam num ambiente totalmente inóspito e sem ajuda das autoridades da época. havia enchentes constantes, então a sociedade passou a girar em torno dos diques. eles se organizaram e havia um vamos dizer 'gerente do dique' e diversas funções derivadas, e todos ao redor tinham uma atribuição. a coisa foi assim e em 1500 já sabiam fazer terra de água. imagina o senso de responsabilidade e posse quando um cara praticamente faz o chão onde ele mora!

é interessante ficar pensando nisso. nesse livro também diz que Amsterdam nunca teve uma corte local. E que por isso sempre teve essa independência e autonomia.

um pouco de história, pra balancear com os inúmeros boletins meterológicos...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estou feliz por~você, Pablo.
Que bom que você está vivendo todas esses sentimentos e descobertas.
Bjs
Papa

9:51 AM  

Postar um comentário

<< Home