10 novembro, 2007

Barra-pesada

Ontem fui numa festa no Bijlmer.

Bijlmer é um bairro afastado do centro, no Sul. 40 min de bike aproximadamente. Muitos imigrantes. Baixa renda. Perigoso.

Isso é o que se diz por aqui. Mas minha experiência foi ótima! Era na casa de um conhecido que tá aqui estudando. Muitos designers e artistas. Bandas e djs doidos tocando. Fiz um desenho na hora com brasileiro amigo Vicente --- trouxe pra casa, porque ficou muito bom!

Quanto ao local, foi uma aventura -- rolava uma apreensão. Até o funcionário do metrô (fomos nele na ida, com as bikes dentro) era meio malandrão, negão cheio de estilo, trabalhando com outros 4 negões. Pedimos informação a ele e ele tinha aquele jeitão meio desafiador meio gingado, sabe?

Fui com o Vicente. Sabíamos que estávamos indo prum lugar não tão relax como é A'dam em geral.

Chegamos na estação (Bijlmer Arena, que aliás é perto do estádio do Ajax) e não tínhamos idéia de onde era -- eu tinha um mapa, mas não tava funcionando. Só negros na rua -- muito diferente do centro. Pouquíssima gente, porém. Frio e chuva. Mas o local super civilizado, tudo arrumado. Nada charmoso, mas também muito distante de um lugar barra-pesada do Rio.

Não conseguíamos nos orientar pelas pessoas -- também não paramos muitas vezes pra perguntar por precaução. Eventualmente encontramos a festa seguindo instinto+mapa.

Na volta, não tinha metrô, então pedalamos. Foi bem mais fácil que a ida, porque o caminho de bike pro centro é todo sinalizado. Fantástico. É uma área bem arborizada, com muitos parques, e dá um certo medinho passar de noite, tendo em mente todas as histórias que falam dalí. Mas fomos numa boa, não erramos o caminho (santa sinalização!) e chegamos bem em casa -- não fosse pela ressaca de vinho barato.