28 novembro, 2006

O ritmo tá frenético

trampos a mil!

mas tava precisando disso. um pouquinho de stress para dar um gás.

semana que vem melhora.

nessa semana, IDFA, freela de motion (uhu! o primeiro!), um dia no escritório mais aniversário!

26 novembro, 2006

Saudade

É... tá batendo, principalmente no domingão, dia de ficar mais relaxado em casa. Daí a cabeça voa para o Brasil e para os amigos e família.

Domingão também é dia de falar com o pessoal. Mãe telefonou, e muitos papos no messenger com amigos.

Internet sana bastante o problema... mas ainda assim às vezes a saudade é irremediável.

Dá vontade de estar com as pessoas, para curtir as coisas junto. Quem dera que desse para transferir todo mundo para cá...

Almoço

Aqui não há o almoço como conhecemos no Brasil. O almoço é sanduíche. Ninguém tem uma refeição mesmo no meio do dia. E nas empresas dura meia-hora. Isso é bom porque você sai meia hora antes do que no usual do Brasil. Mas nem dá para conversar. É enfiar uns três pães para dentro, leite e foi!

Outra vantagem é que não dá aquela lombra!

+ + +

Já achava esse estilo dutch de almoço muito diferente. Daí conheci um polonês no IDFA (festival de cinema em que estou trabalhando) e ele me disse que na Polônia não se almoça e que se janta às 3 ou 4 da tarde (!!!!). As pessoas começam a trabalhar às 8h da manhã, mas ainda assim o dia de trabalho é muito mais curto! Fiquei muito impressionado com isso.

25 novembro, 2006

Questionamentos

Penso muito sobre o que representa eu estar aqui. Pessoalmente, é fruto de necessidades existenciais, profissionais, e até de conforto, gosto e entretenimento -- não sei os adjetivos pra esses três últimos.

Ao mesmo tempo, mudar de ambiente faz colocar tudo em perspectiva, inclusive os aspectos da minha personalidade que me fizeram vir para cá.

É muito bom estar concretizando meu desejo de estar aqui e satisfazendo meus anseios. Ao mesmo tempo, o atraso relativo do Brasil em milhões de pontos -- e que são em parte os motivos porque saí -- me obrigam a pensar.

Fico questionando minha responsabilidade com meu país. Fico em dúvida se meu papel deve ser (também) trabalhar diretamente em prol do Brasil. Será que devo alguma coisas a ele? Às necessidades de lá (aí)?

É inevitável pensar nisso. E creio que é um paradoxo que muitos de nós brasileiros guardamos dentro de nós, uma espécie de culpa. Estou generalizando dessa forma porque já conversei com muita gente e já percebi as mesmas questões, inclusive com o que estão aqui (Martin é um deles).

Me parece que existem dois caminhos básicos: se isentar de atuar no contexto brasileiro e buscar outros locais para se fixar e produzir, ou permanecer. Nem todos têm essas duas opções na realidade, mas é fato que a maioria gostaria de ter para poder optar pela primeira.

Muitos europeus com quem conversei tiveram a mesma iniciativa que eu -- ainda mais com as possibilidades de mobilidade da União Européia. Mas a diferença básica é que seus países estão arrumados minimamente. Tudo bem que se não estivessem arrumados, as pessoas sairiam mesmo assim -- como fez meu avô português quando Portugal, Itália e Espanha eram terrivelmente pobres.

Esses pensamentos não me paralisam. Pelo contrário. Enquanto me movimento, vou acumulando dados que me ajudam a formular respostas. Mas é um processo meio doloroso intelectualmente e emocionalmente até, porque abala vários pontos da minha personalidade.

Vodcast

Estou que nem criança descobrindo as possibilidades do meu mac associadas ao conteúdo infinito da internet.

Vodcast é um padrão para vídeo on-demand, ou seja, você tem tipo uma TV só que onde você escolhe os programas. Foi inventado na Holanda. Um dos motivos de ter sido aqui é a alta presença de conexões muito rápidas de internet.

No computador você precisa de um leitor para esses programas, que fica recebendo o que você assinou via internet e exibe. O iTunes da Apple é o primeiro software que faz isso.

Existe conteúdo pago e free.

Via iTunes você pode passar o conteúdo que você baixou da internet previamente para o seu iPod (óbvio, pr'aqueles que tocam vídeo) e assistir no ônibus, por exemplo!

No sistema novo da Apple, ainda vem um lance que integra iTunes, iPod, vídeos do seu computador, DVDs... É o Frontrow, uma interface meio Hans Donner para acessar tudo mais fácil e fazer o computador ser um home-theather. Meu computador veio com controle remoto, então realmente dá para 'sit-back-and-relax'.

Pra completar o entertainment system, eu comprei um cabo que liga o computador na TV.

Muuuuuuito maneiro! Tenho que arrumar tempo para ficar brincando com tudo isso.

20 novembro, 2006

Moradia 4

A saga da busca pelo apê continua.

18 novembro, 2006

Trabalho!!!

Uhuuuu!

Estou entrando em um escritório de design daqui! Finalmente, um peso a menos. Alívio, apesar de nesse primeiro momento a grana ser pouca. 3 vezes na semana. Mas beleza, porque é algo garantido, e é um lugar muitíssimo dentro do que estou buscando nesse momento.

Eles têm um trabalho muito conceitual, e ao mesmo tempo espirituoso, meio transgressor mas com muita propriedade. Não são de visuais mega arrojados, mas de boas idéias -- obviamente bem acabadas. Lembra um pouco uma agência. Trabalham muito com área cultural, moda. Algo de corporativo, mas nunca enfadonho.

O lugar em sí é muito interessante. Tem muito espaço, muito confortável. Decoração funcional mas com estilo. Tem tipo uma copa em que todo mundo almoça junto! Tem também um lounge com dois sofás, onde acontecem as reuniões. Fica tocando música o tempo todo no estúdio, e música vem de um computador em rede que podemos controlar dos outros computadores, e a biblioteca do iTunes nesse computador tem 100 giga de mp3!!!

Minha função é possibilitar projetos de motion, que eles nunca fizeram porque ninguém nunca pediu mas também porque eles não podiam oferecer. Também vou assistir nos projetos de impresso. Só não pego nada de web!

Tenho feito muitos contatos de freela -- porque motion aqui funciona muito na base de freela, então quero usar os outros dois dias da semana para isso.

15 novembro, 2006

Alemanha

Como será morar na Alemanha???

Ultimamente esse país está me cercando em vários aspectos. Amigos que já foram, que vão visitar, outros interessados em morar lá...

Fora tudo que já ouvi falar, da produção contemporânea de moda, revistas, música... dos lugares legais, da cidade.

Quero conhecer logo!

14 novembro, 2006

Moradia 3

Achar um apê está se tornando urgente.

Martin está aqui e tamo procurando um para dividir. Eu também divido nesse momento, mas com uma pessoa que não tenho intimidade e com quem não partilho muitas similaridades. Além do mais, aqui tem algumas condições precárias: quarto sem aquecimento (!), pequeno, não tenho uma mesa para trabalhar...

A vantagem é que é muito central.

Tem um de um amigo daqui, Ingmar. É grande, ensolarado, no nono andar de um prédio moderno. Muito bom. Problema é que é longe do centro. Precisa de metrô para chegar no centro. Perde um pouco a praticidade e o charme das bikes de Amsterdam. Mas acho que vai ser isso, por ora.

Risada

Holandeses em geral têm uma risada muito sonora! Eles curtem conversar, jogar conversa fora, rir alto. Parecem muito relaxados, dispostos a terem um bom momento e um bom papo.

Cabelo

Cortei!

eu mesmo, sozinho. ficou bom! ficou curto, o que favorece a aparência e a friagem!

escutei falar que a maior parte do nosso calor é perdido pela cabeça!

agora preciso comprar outros chapéus (tenho só um gorro).

Comida

Ando comendo muito! Imagino duas razões para isso:

1- Frio: acho que já ouvi dizer q dá vontade de comer no frio, mas não tenho certeza se rola realmente.

2- Ansiedade: Tô ficando em casa muito tempo, para ligar para pessoas e mandar emails. Acabo dando uns assaltos rápidos na cozinha, para ter o que mastigar.

Reforma


Matthew's -- obra
Originally uploaded by pablo_me.

Matthew começou uma reforma na casa onde estou. Tá uma poeirada e meu cantinho da sala onde a internet wi-fi do vizinho funcionava bem está desfigurado. Portanto tenho q ficar no meu quarto catando os pontos onde pega menos pior.

Vai trocar os pontos de luz e fios do teto. Para isso tirou o teto velho. Isso que ele carrega são placas novas que vão cobrir o teto de novo.

Bike -- melhorias


Bike
Originally uploaded by pablo_me.

Coloquei um rack! E ainda vem com pé, dai dá pra deixar ela em pé e passar a tranca em qualquer lugar, sem ter que ficar procurando um poste ou apoio.

12 novembro, 2006

Formigueiro

A sensação aqui é um pouco de que eu vivo num formigueiro, no sentido de que é uma sociedade muito mais organizada que no Brasil, e mais importante, onde as pessoas estão num nível mais próximo em termos sociais.

Eu não vejo ninguém muito pobre ou muito rico. Todos de bike. Todos saindo para se divertir no fim-de-semana. Todos tem um papel parecido no dia a dia.

Quentinho

O fato do notebook esquentar aqui é uma vantagem mais que um problema. É bom ter um mini-aquecedor no seu colo e embaixo das mãos.

Moradia 2

A estratégia para conseguir é falar com o máximo de pessoas. Existem algumas opções boas, mas elas não estão nos anúncios de classificados e na internet. Alguém viaja e deixa o apê, um amigo tem um espaço num squat...

E já vi que você pode conseguir de tudo. É tudo questão de networking, dedicação e sorte. (aliás, o que não é assim? trampo é a mesma coisa... a diferença é que a máfia não pode conseguir um emprego para você!)

Moradia

Conseguir casa em Amsterdam é uma das coisas mais difícieis.

Rolam os squats, que são prédios invadidos depois de ficarem mais de um ano fechados. Dessa forma a lei tenta proteger as pessoas da especulação imobiliária.

Conheci um há 2 dias. Fui em uma festa lá. Esse chama OT301 e na verdade já passou de squat a um tipo de condomínio alternativo, porque os caras tão há 7 anos lá e agora acabaram de comprar o prédio. O espaço desse OT301 é muito interessante... era a academia de cinema, então ficaram alguns projetores e equipamentos de cinema guardados, que agora são usados pela galera para criar e exibir filmes. Tem alguns corredores todos grafitados, salões enormes (onde rolavam música e shows nesse dia). Isso tudo no primeiro andar. Nos outros dois alguns moram, e durante a semana tem comida vegetariana barata, e outras atividades. [Não estava com câmera então no pictures...]

Fico me perguntando sobre a segurança num lugar desses se você quer morar... me parece que rola um entra e sái grande.

A galera tem um estilo específico... muitos dreads, piercings, cachorros, malabares etc.

Daí o mercado inventou os anti-squats, que são invasões controladas pelos donos dos prédios. Eles ocupam as propriedade que possuem com pessoas para evitar perde-las para os reais squatters! Indo lá você está colaborando com a especulação, mas fuck!, todo mundo quer um lugar para ficar e se rola uma dessa é uma boa. O problema é que o cara pode te expulsar a qualquer momento -- se bem que em alguns têm contratos com alguns direitos para o ocupante.

O mercado de moradia é controlado 75% pelo estado. Nos apês do estado o preço é razoável mas você tem que ficar na fila por 9 anos para conseguir um aluguel desses!!!

O que acontece é que um cara da República Tcheca, por ex., consegue um desses, subloca por 1500 euros (contra 300 que ele tá pagando pro estado) e vive que nem um rei pelo resto da vida em Praga!

Outros recurso que existe é fazer contato com uma espécie de máfia, que consegue furar a fila por aproximadamente 5000 euros. Daí você paga os honorários dele uma vez e em 6 meses tem um apê pro resto da vida por 300.

10 novembro, 2006

Processo de chegada

Estou aqui, construindo as coisas básicas da vida gradualmente e do início.

No Rio, com tudo já estabelecido, esse progresso não era explícito para mim.

Aqui, estou pouco a pouco conhecedo pessoas, montando uma rede de amigos, de conhecidos, de contatos profissionais. E é bonito ver esse processo. perceber que as pessoas estão se familirizando comigo -- e aqui isso é realmente parte do processo. é raro ter uma recepção calorosa de primeira. é uma conquista. É muito passo a passo, e isso é o que eu simplesmente não percebia no Rio. Aqui a minha realidade foi reduzida a poucos elementos, então cada ação é significativa e faz parte de um movimento consciente meu. Movimento de vir morar em Amsterdam.

Intervalo

Depois de alguns dias de postagens diárias, fiquei meio off nos últimos dias. A razão é que estive ocupado com muitos encontros marcados nessa semana relativos a trabalho.

Algumas coisas pintando! Dou nome aos bois quando esses já tiverem passado de bezerros.

(hoje estou muito lírico. deve ser o frio...)

07 novembro, 2006

Temperatura<10º

Dez graus celsius é uma referência bem nítida para mim. Quando baixa disso, fica aquele frio mais incômodo. Acima disso, com um bom casaco, é gostoso.

Na rua não tem termômetros públicos expostos como no Rio (não sei bem porquê... as pessoas não se importam? ou é para a população não se desesperar quando baixar além de zero?... não sei).

Eu fico acompanhando a temperatura de casa, com o Dashboard que veio no Mac. É um programinha que têm várias informações constantemente atualizadas -- inclusive previsão e temperatura atual.

06 novembro, 2006

Bike


Luzinha-tartaruga
Originally uploaded by pablo_me.

OK, a bike rasta é muito charmosa e tal, e ainda por cima custou apenas 2 horas de mim e mais nada, mas o fato é que ela tá bem ferrada. O freio tá uma porcaria, portanto quando eu corro eu tô me arriscando (logo evito fazer isso). A roda de trás tem uma folga no eixo, que eu acho que tende a piorar com o tempo. E tá fazendo uma barulheira no pára-lamas (isso eu posso resolver apertando tudo lá).

Tentei colocar um farol novo no dínamo que já tinha, mas não consegui fazer funcionar, portanto apelei para as tartaruguinhas-luzinhas mesmo. É ruim porque gera baterias velhas depois de um tempo enquanto o dínamo usa minha energia, mas fica mais leve de pedalar (isso vai ser especialmente importante mais pra frente, quando o frio, vento e chuva chegarem para valer).

Atividades dispendiosas

Não faço algumas coisas há muito tempo, devido à falta de uma renda garantida no momento.

1- Cortar o cabelo
2- Comprar camisetas
3- Comer fora (ah, ok, uma vez ou outra, sim, mas quase sempre pelo social...)
4- Ir ao cinema

Esse ultimo pelo menos eu vou suprir sem custos, já que vou trabalhar no IDFA (festival de documentários daqui).

Em compensação tenho saído a noite bastante, um, porque senão eu fico maluco, e dois, porque eu tô percebendo que é uma ótima forma de me integrar e conhecer pessoas legais e importantes para mim nesse momento.

O que pega, como eu já disse, é a porra da cerveja a 2 euros! caracolis...

Cachecol

Hoje descobri o potencial do cachecol. Já tinha usado outro dia, mas fiquei até com calor no pescoço e pinicando e achei desnecessáro. Mas hoje, ao andar de bike, coloquei na boca e nariz, que nem aqueles bandidos do faroeste! Caraca, mó conforto ficar respirando aquele bafinho quente enquanto pedala!

Tenho que comprar outros. Só tenho um até agora, e ouvi dizer que é na verdade com o cachecol que você varia o visual (porque casaco quase ninguém tem 5 diferentes).

Preciso de um chapéu também.

Contatos profissionais

Hoje comecei oficialmente a encontrar possíveis contratadores/parceiros de design. Essa semana vai ser muito importante. Tenho umas cinco pessoas na agenda.

Comida ruim

Hoje cozinhei minha pior comida aqui em A'dam.

Peguei umas dicas com Matteo e por isso to inventando umas modas que as vezes não dão certo.

Hoje ficou tudo sem tempero! Mas joguei um sal e foi!

Inglês

É verdade que dá pra se virar muito bem com o inglês aqui. Beleza. Mas o holandês ainda é a língua oficial, e você percebe isso em umas situações que não envolvem pessoas. Quando tem gente, você fala inglês e em 95% dos casos eles respondem em inglês. Ufa, alívio, relax total... Mas nas instruções escritas ou por exemplo em números de telefone em que você é atendido por uma máquina, a coisa complica. Colocar créditos no celular, agendar um horário para tirar um documento no governo, entender no supermercado se o fio dental é daqueles de fio ou de faixa (!)... nessas horas é meio desesperador. Tem que ter um amigo holandês sempre por perto para dar uma ajuda.

Quanto ao português, falo no dia a dia até mais do que o esperável aqui. Matteo fala muito bem português. E tem a galera da capoeira. Isso dá mó conforto.

E mais incrível, as situações que dão mais trabalho para compreender é quando falo com ingleses mesmo -- dependendo da pessoa, é um sotaque bem estranho aos meus ouvidos.

E os holandeses, ao contrário do que eu imaginava, quando falam inglês parecem muito mais americanos do que ingleses mesmo -- influência de filmes e tv mais forte que a proximidade geográfica.

05 novembro, 2006

Tempo

Frio diminuiu um pouco. Depois de uma madrugada bem fria, na quinta, depois voltou para casa dos 10 a 12 e abriu sol e choveu pouco.

Ontem até fiquei todo o tempo sem usar meu casaco-mega-com-pêlos! Foi bom para variar um pouco a roupa.

Novatos

Um amigo brasileiro está chegando para ficar, Martin. Ele tava na França, depois passou pela Alemanha. Dei uma força para conseguir lugar aqui -- o que é o mais difícil. Arrumou um quarto temporário, um pouco afastado do centro. Vai ser legal... mais um para engrossar o bonde do design tropical in a'dam!

Cheguei, tive ajuda de mó galera e agora já tô podendo passar adiante a fraternidade!

Chegaram nesse finde também duas amigas do Brasil, Johanna e Julia. Fiquei mostrando o que já sei da cidade. Foi bacana. Estando com outra pessoa, os aspectos interessantes de onde você está ficam mais evidentes, inclusive porque você tem que com quem comentar as coisas. E ainda mais porque elas são brasileiras, então o que é novidade para mim é muitas vezes também para elas.

Ao mesmo tempo, elas moram/moraram na Alemanha, então tínhamos umas diferenças em relação àqui para discutir sobre.

E por elas falarem alemão, foi legal também para me ajudar a decifrar os cardápios em dutch daqui e outras informações do dia a dia! (dutch tem umas similiaridades com inglês e com alemão).

03 novembro, 2006

Minimal techno

Tá rolando muita festa no estilo.

Eu só agradeço! Bom demais.

O problema é a birita! Uma cerveja custa 2 euros!!

[pra comparar: um pacote de macarrao no super mais barato é 0,50, uma garrafa de vinho 3 a 5, um queijo maneiro pequeno, 2 a 4]

Nova casa

Casa muito simpatica. Janelões. De frente pro canal, mó vista. Perto do centro, mas não NA zona que nem Matteo's. É o 'subúrbio' mais perto do centro. Perto da Leidseplein (que é a praça que tem boates, cinemas etc, onde vai rolar o IDFA, festival de cinema-documentário em que devo trabalhar).

O ruim é o quarto. Pequenino (só uma cama e um gaveteiro) e frio -- não tem aquecimento!

E o Matthew aluga pra os conhecidos que estão necessitados. Ele não faz pelo lucro. Portanto mais um motivo para ser temporário -- no fundo ele não me quer aqui! Pelo menos, não por muito tempo.

Casa aqui é dificílimo de arrumar. A pior coisa em Amsterdam. Isso e o clima.

01 novembro, 2006

Internet

Tenho internet em casa agora!!!!

Mudei para a casa do Matthew.

Na sala de estar dele tem umas conexões wireless vizinhas. É que nem do restaurante da Nieuwmarkt, mas agora dentro de casa!

Ufa...

Granizo

Hoje teve o clima mais bizarro que já vi até agora. Choveu e abriu solão umas 3 vezes cada. E agora acabou de chover granizo!! putz! muito louco, mesmo.

Roubo?

Tava na Nieuwmarkt usando internet, como de costume, entre uma pancada de chuva e outra, quando passaram dois policiais e disseram para eu tomar cuidado com meu laptop, que podiam roubar!! Fiquei muito noiado. Perguntei: "mas não tem câmera aqui??". Ele disse que tinha, mas mesmo assim. Porra, me despedi no messenger e sai voando. Isso é a última coisa que pode acontecer!

Matteo me disse que se me roubarem na Nieuwmarkt posso ir pro jornal porque vai ser um fato histórico. Nunca acontece. Será? Não quero mais pagar para ver.

Mas tudo bem, porque meu período aqui no Red Light District termina hoje. Hoje mesmo me mudo para o quarto que aluguei com Matthew, inglês amigo do Matteo.

É na parte Oeste, perto de outro centro de Amsterdam. Red Light District também é centro. Na verdade, um fica a 15 min do outro. No fundo é tudo perto.

Lá ficarei bem mais perto do treino de capoeira que tou indo, das boates mais conhecidas, bares, cinemas.

Comida 2

Existe a idéia de que a comida na Holanda não é boa. Não sei de outras cidades. Mas aqui pode-se comer bem. Não tem bons restaurantes refinados em toda a esquina, mas há os ingredientes muito bons para comprar e fazer. E rolam vários restaurantes asiáticos.

Na verdade, eu tô curtindo muito a comida. Papilas gustativas altamente estimuladas! Sempre tem um queijo e pães bons em casa. hummmmmmm.

E ainda não comi nenhuma vez fora de casa. Disciplina corte de gastos total! A diferença é grande no custo entre preparar e comprar pronto.

Comida

Primeiro dia que comi carne em Amsterdam. Ou melhor, frango.

Meus hábitos alimentares mudaram um pouco. Na praça Nieuwmarkt tem uma banca de verduras e frutas todo dia, e aos sábados rola uma feira de pães, queijos, iogurtes integrais/orgânicos (hummmmm). Casa do Matteo é ao lado dessa praça. Daí fica fácil cozinhar as paradas. Quando preciso de algo, vou ali num instante.

Internet não tão free

Hoje tá foda de usar internet absolutamente free na praça porque chove e pára toda hora. Vou ter que sentar em algum café e consumir.

Frio

Agora, 9 graus celsius, as 11 horas. Tá sol, mas venta muito.

Me disseram que aqui o vento faz a sensação cair 10 a 15 graus. Então se no invernão estiver 5, a sensação com o vento será de -10!

Todos que conheço aqui dizem: 'ah, voce veio na hora errada, por causa do frio...'.

Mas minha filosofia (e consolo) é: se eu pretendo ficar um tempo no local, tenho que ir na parte mais difícil para ver se é isso mesmo. Além do mais, quando eu passar pelo pior, vou ter a recompensa do verão (que aqui é muito legal, eu já conheci).